Notícias e publicações
O meme sobre o CAPS também é manicomial
22 de junho de 2024
Os memes sobre o CAPS, Centro de Atenção Psicossocial, embora frequentemente utilizados como piadas sobre saúde mental, também contribuem para uma cultura manicomial.
Memes que se referem aos hospitais psiquiátricos como local apropriado para quem se desvia da norma padrão não são novidade na sociedade. É comum no imaginário coletivo associar diferentes comportamentos à ideia de confinamento, ou seja, de institucionalização.
O CAPS é um dos maiores componentes da Rede de Atenção Psicossocial (RAPs), pois oferece atendimento gratuito, humanizado e eficaz às pessoas em sofrimento mental. Portanto, os indivíduos que convivem com transtornos psíquicos graves têm a oportunidade de receber cuidados e tratamento sem necessidade de internação.
Contudo, o CAPS, juntamente com outros componentes da RAPs, apesar de ser uma vitória da Reforma Psiquiátrica, enfrenta inúmeros ataques de instituições, políticos e governos por negligência e falta de investimento.
Assim, mesmo que de forma jocosa, o ataque a um dos mais eficientes programas de saúde mental pública do país contribui para desacreditar e perpetuar o tabu que envolve o tratamento de quadros mentais graves, o que por sua vez afasta indivíduos que necessitam de atendimento humanizado e gratuito e tratamento baseado em evidências.
A lógica das instituições psiquiátricas na sociedade não se limita aos ambientes manicomiais, mas sim na ideia de que qualquer coisa diferente precisa ser institucionalizada.
Portanto, a sociedade precisa combater a mentalidade de institucionalização em todas as esferas, especialmente em ambientes digitais que podem contribuir para a propagação do preconceito e do higienismo social.
#desinstitute #desinstitucionalizacao #reformapsiquiatrica #manicomionuncamais #cuidadoemliberdade #caps #raps