Notícias e publicações
Após uma década sem atualizações, o Saúde Mental em Dados retorna com sua 13ª edição

14 de março de 2025
A última edição do relatório foi publicada em 2015 pelo Ministério da Saúde. Desde então, o cenário da saúde mental no Brasil enfrentou retrocessos, especialmente a partir de 2016, quando a transparência dos dados foi comprometida e políticas públicas começaram a ser desmontadas. Diante desse vácuo de informações, o Desinstitute assumiu o desafio de recompor os dados negligenciados pelo governo federal e, em 2021, lançou o Painel Saúde Mental: 20 anos da Lei 10.216/01. A pesquisa revelou os impactos da falta de investimentos e do desmonte das políticas de saúde mental.
Agora, após dez anos, o Ministério da Saúde retoma a publicação do relatório, que não apenas resgata as informações sobre a implantação da RAPS, mas também preenche as lacunas entre 2015 e 2022. Com isso, é possível ter uma visão abrangente dos avanços, desafios e retrocessos da última década.
Os dados consolidados mostram que, até 2016, a RAPS apresentava crescimento contínuo. No entanto, a partir de 2017, com a publicação de portarias e normativas que contrariavam os princípios da Reforma Psiquiátrica brasileira, a rede vem sofrendo um desmonte constante.
O retorno do Saúde Mental em Dados é de suma importância na reconstrução da política de saúde mental no Brasil. Seguimos atentos e cobrando a manutenção da transparência e do compromisso com a saúde pública.
📌 Acesse a 13ª edição do relatório: 🔗https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/s/saude-mental/saude-mental-em-dados/saude-mental-em-dados-edicao-no-13-fevereiro-de-2025/view
📌 Confira também as edições anteriores e o Painel Saúde Mental: 🔗https://desinstitute.org.br/noticias/saude-mental-em-dados-acesse-as-edicoes-eletronicas-de-2006-a-2015/