Notícias e publicações

Confira 7 blocos de rua que fazem do carnaval um espaço de luta e acolhimento

No carnaval, a rua é de todas as pessoas  - e os blocos também.

Confira 7 blocos de rua que fazem do carnaval um espaço de luta e acolhimento

27 de fevereiro de 2025

Por desinstitute

Confira os blocos que levam para a rua a luta antimanicomial, o cuidado em liberdade e a luta antiproibicionista, muitos formados por usuários, familiares e profissionais da rede de saúde mental. A alegria também é um direito, e festejar é resistência! 

Blocolândia – São Paulo – SP 

Levando alegria e resistência às ruas desde 2015, o bloco Blocolândia é organizado por trabalhadores, militantes e usuários do território conhecido como Cracolândia. Este ano completa uma década de Carnaval e Redução de Danos. 

Confira no Instagram @alo.blocolandia como foi o bloco deste ano. 

Sem prisões e sem manicômios – Belo Horizonte – MG 

O Bloco Sem Prisões e Sem Manicômios é um bloco antimanicomial, antiprisional, antiproibicionista, antipunitivista e anticapitalista. Por meio da dança, do canto e da revolução transformam as ruas de BH. 

Em 2025, o bloco acontecerá no domingo, 9 de março, às 13h, na Praça Duque de Caxias, Santa Tereza, em Belo Horizonte. Saiba mais em @blocosemprisoes 

Bloco Zona Mental – Rio de Janeiro – RJ 

O Bloco Zona Mental é construído por usuários, familiares e profissionais da atenção psicossocial do subúrbio da Zona Oeste do Rio de Janeiro. 

Confira no Instagram @blocozonamental como foi o desfile deste ano, com o enredo “Vem ser criança no bloco Zona Mental!”, que contou com a colaboração de serviços de saúde mental infanto-juvenil. 

Bloco Tá Pirando, Pirado, Pirou! – Rio de Janeiro – RJ

O Bloco Tá Pirando, Pirado, Pirou! faz parte do coletivo carnavalesco e antimanicomial, de mesmo nome, que leva alegria para os cariocas há 20 anos.   

Confira no Instagram @tapirandopiradopirou como foi o desfile deste ano, com participação especial da Portela, Vem Cá Minha Flor e Céu na Terra. O bloco traz o tema “Qorpo Santo, poeta do absurdo contra o manicômio” 

Bloco Império Colonial – Rio de Janeiro – RJ 

O Bloco Império Colonial é um bloco carnavalesco criado por usuários da rede de saúde mental. Há 12 anos o bloco reúne a comunidade vizinha ao Centro de Cultura e Convivência Pedra Branca e ao Museu Bispo do Rosário.

Confira mais sobre o evento deste ano no Instagram @museubispodorosario

Bloco Loucura Suburbana – Rio de Janeiro – RJ 

O Bloco Loucura Suburbana foi criado em 2001, como parte do processo de desconstrução do modelo asilar do Instituto Municipal Nise da Silveira. O bloco rompe os muros do hospício e resgata o carnaval de rua do Engenho de Dentro, reunindo usuários, familiares e funcionários da rede de saúde mental, além de toda a comunidade. 

Saiba mais sobre o bloco deste ano no Instagram @loucurasuburbana 

Bloco do Rivotrio – Brasília – DF 

Organizado pelo coletivo InVerso em 2011, o Bloco Rivotrio é formado por familiares, trabalhadores e usuários da rede de saúde mental. O bloco promove a sensibilização sobre a luta antimanicomial e chama atenção para a garantia de direitos de pessoas em sofrimento psíquico. 

Confira mais sobre o evento deste ano no Instagram @blocodorivotrio

 

voltar