Notícias e publicações

Desinstitute participará da 67ª sessão da Comissão de Narcóticos e Drogas das Nações Unidas (CND – ONU)

Desinstitute participará da 67ª sessão da Comissão de Narcóticos e Drogas das Nações Unidas (CND – ONU)

13 de março de 2024

Por desinstitute

O Desinstitute, representado por seu diretor-executivo, Lucio Costa, participará da 67ª sessão da Comissão de Narcóticos e Drogas das Nações Unidas (CND – ONU), que ocorrerá entre 14 e 22 de março de 2024, em Viena, na Áustria. 

Esta sessão da CND, que incluirá um segmento do alto Comissariado para realizar a revisão Intercalar da Declaração Ministerial de 2019, visa analisar a política global de drogas com base na atuação dos Estados membros. Além disso, é uma oportunidade significativa para reunir líderes globais, especialistas e defensores comprometidos com a discussão e defesa de políticas relacionadas às drogas.

No dia 19 de março, às 9h, no horário de Brasília, o Desinstitute será propositor de uma mesa em parceria com várias instituições globais. São elas: NoBox (Filipinas), Kuza Trust (África), National Black Harm Reduction Network (EUA), Associação Redes de Desenvolvimento da Maré (Brasil), ⁠AMMA Psique e Negritude – Centro de Formação e Pesquisa em Relações Raciais (Brasil), Escola Livre de Redução de Danos (Brasil), Open Society Foundations (EUA), ⁠International Indigenous Drug Policy Alliance (IIDPA – EUA) e New Zealand Drug Foundation (Nova Zelândia).

A discussão abordará os processos de privação de liberdade e políticas relacionadas ao álcool e outras drogas. O tema será “Tratamento ou armadilha: realidades e possibilidades no tratamento de drogas”, com transmissão ao vivo via Zoom (acesso pelo QR Code na imagem acima).

Em 22 de março, o Desinstitute será co-organizador de um evento em parceria com as seguintes organizações brasileiras: Conectas, INNPD (Iniciativa Negra por uma Nova Política de Drogas, Reduc (Rede Brasileira de Redução de Danos e Direitos Humanos), PBPD (Plataforma Brasileira de Política de Drogas), CESeC (Centro de Estudos de Segurança e Cidadania) e FioCruz. 

O tema do evento será “Estamos deixando alguém para trás? Hospitalização forçada, encarceramento e mortalidade como consequência de uma política higienista de drogas”, que também terá transmissão ao vivo via Zoom (link na imagem abaixo). 

Acompanhe nossas redes sociais nos próximos dias para saber mais detalhes, em tempo real, de cada uma dessas discussões.

voltar