Notícias e publicações
Ministério da Saúde abre inscrições para o Projeto Nós na Rede, voltado à qualificação de profissionais da saúde mental
Iniciativa busca capacitar 42 mil profissionais da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) para aprimorar o cuidado em saúde mental no SUS. As secretarias estaduais e municipais de saúde devem manifestar interesse na participação até o dia 28 de fevereiro.

21 de fevereiro de 2025
O Ministério da Saúde, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Brasília), lançou em novembro de 2024, o projeto Nós na Rede, uma iniciativa voltada para a qualificação de 42 mil profissionais da Rede de Atenção Psicossocial do Sistema Único de Saúde (RAPS). O projeto tem como objetivo aprimorar o cuidado de pessoas em sofrimento mental, promovendo novas práticas de atendimento e fortalecendo a política de saúde mental por meio da educação permanente. A iniciativa foi desenvolvida por meio de um Termo de Execução Descentralizada (TED) da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (Segetes), em parceria com o Departamento de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas (Desmad), sendo atualmente coordenada exclusivamente pela Segetes.
A oferta formativa do Nós na Rede, que terá início em maio deste ano, possui uma carga horária de 120 horas, sendo 90 horas na modalidade EaD e 30 horas presenciais. O curso está estruturado em quatro unidades temáticas: atenção psicossocial e cuidado em liberdade; acolhimento e cuidado a pessoas com problemas de saúde mental em conflito com a lei; atenção a pessoas usuárias de álcool e outras drogas; e articulação de estratégias de cuidado, cooperação no território e fortalecimento da RAPS.
Além de capacitar profissionais de diferentes níveis de formação – graduação, nível médio e técnico –, a iniciativa busca valorizar estratégias já desenvolvidas nos territórios, potencializar a RAPS para redução de danos e aprimorar o cuidado em liberdade.
As secretarias estaduais e municipais de saúde de todo o país devem manifestar interesse na participação até o dia 28 de fevereiro, respondendo ao ofício-circular disponibilizado pelo Ministério da Saúde. É fundamental que as secretarias facilitem a participação dos profissionais nas atividades do curso e que garantam a sua liberação para a formação, além de fornecer espaços físicos e recursos educacionais necessários.
O Projeto Nós na Rede é um avanço na política de saúde mental, alinhado com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Reforma Psiquiátrica, uma vez que visa reorganizar os fluxos e práticas das equipes para transformar vidas e incentivar a inserção social.