Notícias e publicações
Nota de pesar pelo falecimento do Dr. Domingos Sávio
26 de junho de 2023
É com imensa tristeza que recebemos a notícia do falecimento do companheiro Dr. Domingos Sávio do Nascimento Alves. Domingos era médico, neurologista e foi um dos militantes pioneiros da Reforma Psiquiátrica brasileira.
A luta antimanicomial marcou sua trajetória, e quem teve o privilégio de conhecê-lo, vivenciou sua generosidade e genialidade.
Ele foi diretor da Colônia Juliano Moreira na década de 80 e assumiu a Coordenação Nacional de Saúde Mental do Ministério da Saúde de 1991 a 1996. Recebeu merecidos prêmios de reconhecimentos dentre os quais: 2001 Medalha do Mérito Médico, Presidência da República; 2005 Menção Honrosa, Organização Panamericana da Saúde; e 2009 Medalha de Mérito Oswaldo Cruz, Ministério da Saúde.
O Desinstitute lamenta essa partida, que representa uma enorme perda para todos os militantes da luta antimanicomial. Domingos, em sua generosidade, contribuiu com importantes documentos publicados pelo Desinstitute, como o “Painel Saúde Mental: 20 anos da Lei 10.216/01” e a publicação digital “Desinstitucionalização – Da saída do manicômio à vida na cidade: estratégias de gestão e de cuidado”.
Deixamos aqui nossa solidariedade aos amigos, familiares e admiradores da tragédia desse ator fundamental da Reforma Psiquiátrica.
Domingos Sávio, presente!