Notícias e publicações
Vamos fortalecer o campo antiproibicionista e antimanicomial Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (CONAD)
Vamos ocupar o CONAD com responsabilidade, combatividade e compromisso com a vida.

25 de abril de 2025
O desmonte silencioso da Reforma Psiquiátrica e da Lei 10.216/2001 está em curso. As diretrizes das atuais políticas de drogas estão retomando a lógica manicomial, sob a justificativa do “cuidado” em comunidades terapêuticas – muitas delas associadas a práticas religiosas, isolamento e violações de direitos.
Essa ofensiva ameaça décadas de luta antimanicomial e exige uma resposta imediata. Por isso, é urgente que movimentos sociais, coletivos, entidades da saúde mental, organizações antiproibicionistas e defensores dos direitos humanos se mobilizem. A eleição para o Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (CONAD) é um espaço estratégico para enfrentar esse cenário.
O CONAD, criado em 2006, conta com 10 cadeiras abertas para representantes da sociedade civil. Este é o momento de ocupar essas vagas com vozes comprometidas com uma política de drogas baseada em evidências, justiça, cuidado e garantia de direitos.
As inscrições vão até 23h59 do dia 23 de maio de 2025. Qualquer organização da sociedade civil – com ou sem CNPJ – que atue em pelo menos quatro estados, em duas regiões diferentes do país, pode se candidatar. É preciso apresentar documentos que comprovem essa atuação e compromisso com o tema.
Metade das vagas será composta obrigatoriamente por mulheres, pessoas negras, indígenas ou quilombolas.
O retrocesso não vai passar sem resistência.
Inscreva sua organização. Participe!
Clique AQUI para acessar o edital.