Sobre o desinstitute

O Desinstitute é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, que atua pela garantia de direitos humanos e pelo cuidado em liberdade no campo da saúde mental, no Brasil e na América Latina.

Fundado em 2020, o Desinstitute nasce da união de pessoas com trajetórias nas áreas da saúde e do Sistema de Justiça, que se organizaram para formar uma instituição orientada pelos princípios da luta antimanicomial. Dedicado à defesa do SUS (Sistema Único de Saúde) e do Estado Democrático de Direito, tem como objetivo incidir sobre políticas públicas.

Atualmente, a equipe e os colaboradores da organização trabalham nas seguintes frentes:

  • Formulação e proposição de ações e políticas públicas baseadas em evidências e orientadas por princípios de defesa dos direitos humanos, por meio de advocacy junto aos legislativos, executivos e sistemas de Justiça;
  • Análise, produção e acessibilização de conteúdos e dados técnicos relacionados a temáticas de direitos humanos e saúde mental;
  • Articulação de iniciativas junto a movimentos sociais e organizações da sociedade civil em defesa do cuidado em liberdade e da garantia de direitos a todas as pessoas;
  • Monitoramento e análise de políticas públicas na área da saúde mental com foco nos eixos de atuação listados abaixo.

Para saber mais, acesse aqui o manifesto da organização.

Atuação

Atento às dimensões raciais, de classe e gênero, o Desinstitute atua com foco nos seguintes eixos temáticos (para saber mais sobre cada um dos eixos clique em “+”, abaixo da ilustração):

#PraTodosVerem: Ilustração nas cores preta e coral com cinco figuras desenhadas e posicionadas em circulo, abaixo das palavras "saúde mental". Cada uma das figuras representa um eixo de atuação do Desinstitute e está conectada às outras quatro por flechas dentro e no entorno do círculo. A primeira figura, que representa o eixo de atuação "cuidado comunitário", é de três silhuetas de pessoas posicionadas uma ao lado da outra. A segunda, do eixo "interseccionalidade" são dois círculos pequenos que se atravessam e interseccionam em uma área pintada de coral. A terceira, do eixo "sistema de justiça", é uma balança com dois pesos e que está pendendo mais para um dos lados. A penúltima, do eixo "violência institucional", traz a silhueta de uma pessoa curvada com uma faixa no rosto e uma das mãos na cabeça, se protegendo. A última, do eixo "política de drogas", traz o desenho de quatro pílulas espalhadas de tamanhos diferentes.
Cuidado Comunitário

Analisa políticas, ações e serviços públicos de base comunitária, no Brasil e na América Latina, e se articula junto às esferas públicas nacionais e internacionais na proposição e implementação de boas práticas de cuidado – comunitário, público, multidisciplinar e em liberdade –, no campo da saúde mental.

Interseccionalidade

Produz e divulga ações e conhecimento técnico acerca dos impactos estruturais e estruturantes de políticas discriminatórias e segregatórias contra populações atravessadas por estigmas e preconceitos de classe, raça, gênero e orientação sexual, reconhecendo a inseparabilidade histórica dessas práticas.

Política de Drogas

Monitora, analisa e publiciza os investimentos, as legislações e o funcionamento de instituições de modelo asilar financiadas com dinheiro público, que incidem sobre a Política Nacional sobre Drogas no Brasil. Com isso, busca influenciar na formulação e aplicação de políticas de combate a violações de direitos humanos, bem como conscientizar a população e o poder público sobre os impactos da “guerra às drogas” e a importância de políticas de redução de danos.

Sistema de Justiça

Monitora e incide sobre decisões judiciais que envolvam medidas de privação de liberdade e institucionalização de pessoas em sofrimento psíquico, com transtornos mentais, deficiência e/ou necessidades de acolhimento e cuidado decorrentes do uso problemático de álcool e outras drogas, no Brasil e na América Latina.

Violência Institucional

Monitora e denuncia violações de direitos humanos cometidas pelo Estado, no Brasil e na América Latina, principalmente aquelas direcionadas a pessoas em sofrimento psíquico, com transtornos mentais, deficiência e/ou necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, em especial a parcela da população institucionalizada, privada de liberdade e impactada diretamente pela política de “guerra às drogas”.

Transparência

O Desinstitute preza pela seriedade e transparência de suas ações.

Veja nossos demonstrativos financeiros e estatuto (clique para fazer o download):

Contato

Entre em contato por:
e-mail: desinstitute@desinstitute.org.br

Para demandas de imprensa ou comunicação, envie um e-mail para:
comunicacao@desinstitute.org.br